terça-feira, 13 de setembro de 2011

Crise...

Na semana passada quase desisti de fazer a maratona de Frankfurt. Estava querendo treinar, mas não estava conseguindo… marido viajando, primeira prova do meu filho na nova escolar alemã, novos papéis para mesma mulher, stress, tpm… A gota d’agua foi quarta-feira quando meu marido voltou de viagem e me animei para fazer 15km mas não consegui porque tinha a reunião na escola que tinha esquecido… só fiquei com 1 hora para correr… corri os piores 10km da minha vida, chateadíssima…
Pensei então em desistir e tentar no ano que vem … Com isso várias questões:
-          Desistir da maratona signifaria desistir de conseguir um tempo diário de 1h a 2h somente para mim. Desistir de tentar consciliar meu treino com todas outras responsabilidades de maior prioridade na minha vida (mãe, esposa, empregada e dona de casa).
-          Parar de correr significaria aceitar que a adaptação na Alemanha não tá sendo nada fácil para mim (e quem culpar por isso?).
-          Significaria também ficar chateadíssima, decepcionadíssima comigo mesma por não ter ido ao fim… (e onde compensar a frustração?).
Por outro lado não estava conseguindo cumprir a planilha. Sou perfeccionista e não gosto de entrar em um desafio para não conseguir dar no mínimo 100%...
Conversei com minha amiga Sandrinha e com meu treinador e eles foram contra.

Conversando com o Anderson, me senti mais segura. Ele me falou que muitos de seus alunos passam por períodos que não conseguem cumprir a planilha por causa do trabalho ou da família (lógico, somos amadores, e esporte vem depois da familia e do trabalho). Mesmo assim esses seus alunos conseguem os objetivos, inclusive iron man. Também tenho certeza que se o Anderson um dia achar que não vou conseguir correr a maratona ou que vou me machucar ele será o primeiro a me alertar.
Minha amiga Sandrinha, também apaixonada por corrida, mulher disciplinadíssima, me escreveu um email lindo com várias verdades que me fizeram pensar em continuar tentando…
-          Será que tenho mesmo que desistir em conseguir 1-2h diárias somente para mim? De quem mesmo depende disso?
-          Será que tenho mesmo que culpar alguém por uma fraqueza minha? De quem é mesmo a culpa?
-          Será que estou fazendo mesmo tudo que eu posso?
-          Adiar, para quando?
Preciso mudar meu foco e mudar minha cabeça para não pensar no tempo que vou terminar a maratona. Tenho que fazer a maratona pensando somente em conseguir finalizar a prova e principalmente em me divertir no caminho de agora até a linha de chegada…
Será minha primeira maratona. Sei que será sofrida. Mas preciso também dessa provação.
Fazer essa maratona para mim não será somente provar para mim mesma que vou conseguir correr 42.195m. Terá outros significados. Será uma prova de sucesso da minha adaptação aqui. Será uma prova para minha família que por eles eu faço tudo – inclusive me readaptar na Alemanha. Será uma prova que não vou desistir de mim.
Então, novas resoluções:
1) Comecei a acordar cedinho (antes das 6 horas) para correr e depois tenho o dia inteiro para trabalho, filhos, casa, marido, etc, etc, etc (muuuuitooos etcs)…
2) Vou comprar uma esteira para quando marido viajar conseguir treinar em casa (na Alemanha não tenho com quem deixar os filhotes para treinar). Tenho um espaço legal em casa e estou pensando em montar uma mini-academia para mim. Depois falo aqui mais sobre isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário